Pasar al contenido principal
António José Fernandes do Vale (Tozé Vale)
Vila Boa de Ousilhão, Vinhais, Bragança

António José Fernandes do Vale (Tozé Vale), desde muito jovem, começou a produzir máscaras para participar como “máscaro” (careto) no Entrudo (Carnaval) de Vila Boa de Ousilhão. A partir de então, passou a produzir máscaras para os restantes jovens da localidade que pretendiam participar no evento festivo. Hoje possui uma loja de máscaras e outras peças alusivas às festas do inverno com máscaras no distrito de Bragança.

Informação de contacto
tozéfvale@gmail.com; 00 351 934 838 178
Artesanato de máscaras, loja na rua Fernão, o Bravo, 32, Bragança
"Nascido numa terra onde as máscaras saem à rua no Entrudo, comecei a fazer máscaras quando a idade mo permitiu, muito novo ainda. A minha primeira máscara foi para eu próprio usar. A partir de então, nunca mais parei com este trabalho que me dá muito gosto e me realiza plenamente".

Tozé Vale constrói suas máscaras com a matéria-prima de castanho velho. Como adornos usa cornos, peles, pelos, crinas de animais domésticos e selvagens.

Como pintura, aplica as cores mais primitivas ou básicas: o vermelho e o preto. Também produz máscaras sem qualquer pintura, deixando a cor natural à vista, em tom escuro a dar ao velho.

Os utensílios também são primitivos: machados, goivas, formões, brocas ou trados e um simples canivete.

É desta forma que Tozé confere um ADN específico e muito artístico a cada uma das máscara que elabora, mesmo sem pintura.

Tozé vende as suas máscaras e objetos afins num estabelecimento comercial sito na Cidadela, junto ao Castelo de Bragança.