A Academia Ibérica da Máscara é uma associação cultural, sem fins lucrativos e de âmbito ibérico; como tal, é constituída por associados de Espanha, Portugal e Brasil, estando aberta a outros países que, de alguma maneira, se identifiquem com a temática da máscara ibérica, nomeadamente, pela permanência de rituais festivos desta natureza.
Defender a máscara como elemento identitário das populações que a preservam;
Valorizar a atividade dos artesãos da máscara, dos trajes dos mascarados e demais adereços;
Colaborar com as entidades locais, regionais, nacionais… na organização de eventos sobre a temática da máscara;
Valorizar a música tradicional associada às festividades cíclicas de inverno;
Promover o estudo, preservação e divulgação dos rituais ligados à máscara ibérica;
Cooperar com outras associações e grupos de mascarados na organização de atividades;
Promover os rituais de máscaras com recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação;
Colaborar com os museus nas iniciativas por eles promovidas e que visem a temática da máscara.
Desde a sua fundação em 2007, a Academia tem vindo a realizar um importante conjunto de atividades na valorização da máscara e seus rituais festivos vigentes na área territorial da sua abrangência.
Contudo, há que reconhecer que o trabalho é imenso e que todos somos poucos para levar por diante o desiderato do reconhecimento das festividades dos mascarados como património cultural imaterial de Espanha e Portugal.
Por isso, a Academia manifesta a sua abertura para acolher todos quantos se interessem por esta temática, dando o seu contributo nas suas diversas formas e expressões. Se muito foi feito, muito mais ainda está por fazer.
Estamos conscientes de que este trabalho a todos pertence e a todos deve envolver: grupos locais, câmaras municipais, juntas de freguesia, associações, ayuntamientos, diputaciones, entidades públicas e privadas… só unidos conseguiremos a valorização deste património que a todos pertence e que se torna urgente manter como um dos nossos mais emblemáticos valores culturais.