Pasar al contenido principal
Cláudio Moreira
Varge - Bragança

*Claúdio Miguel Fernandes Moreira*

 

Claúdio Moreira é um construtor de máscaras para uso dos caretos da festa dos rapazes de Varge, de onde é natural. Como matérias-primas das suas peças, usa recolhas de desperdícios, como pedaços de bidões, latas ou chapas velhas. Ele próprio participa como careto e dirigente do grupo dinamizador da festa.

 

 

Informação de contacto
caretosdevarge@gmail.com; 967 857 644
"Comecei a construir máscaras aos 16 anos, para meu uso na festa dos rapazes. Agora faço-as para os meus amigos e quem mas encomendar e para manter viva a tradição"

Claúdio Moreira é natural da aldeia de Varge, concelho de Bragança, nascido a 9 de setembro de 1993.

Claúdio, como qualquer rapaz daquela pacata e bonita aldeia, tomou parte das festividades de inverno que ali ocorrem por altura do natal, denominadas vulgarmente como “Festa dos Rapazes” ou “dos Caretos”. Em 2009, iniciou o seu percurso como careto e artesão, por consequência e necessidade, uma vez que foi desde essa altura que se dedicou ao fabrico de máscaras, tendo construído, aos 16 anos, a sua primeira peça com o propósito de a utilizar nos tradicionais rituais.

Mais tarde, em 2022, Cláudio Moreira viria a dedicar-se, com mais regularidade, à arte de fazer “máscaras de careto”, tradicionais e diferenciadas. As matérias que utiliza são todas de recolhas de desperdícios, com pedaços de bidões, latas ou chapas velhas. Aplica vários tipos de ferramentas para suas criações, desde a solda aos cravos (rebites).

Com uma palete de cores diversificada, o jovem artesão procura criar vários tipos de peças, por vezes numa perspetiva de disrupção face ao tradicional, pelos padrões, formas e cortes diferenciados. Apesar dessa face vanguardista, ele procura, igualmente, o equilíbrio com as raízes da tradição e valorizar a essência das máscaras transmontanas.

Máscara de Varge 1

Máscara de Varge 2

Máscara de Varge 3Máscara de Varge 4

Máscara de Varge 5Máscara de Varge 6Máscara de Varge 7Máscara de Varge 8

Máscara de Varge 9

Cláudio Moreira, um careto no campo