Projeto Europeu MASKS, Erasmus +, em CEARTE, Revista Digital, junho 2024
CEARTE em projeto Europeu para reabilitar Máscaras Tradicionais - MASKS
O CEARTE participou na primeira reunião do Consórcio Transnacional do projeto “MASKS – Descobrir as artes e os saberes por detrás das Máscaras” (projeto nº101139582 - ERASMUS-EDU-2023-PI-ALL-INNO-EDU-ENTER - 2024 | 2026) realizada na Universidade de Valladolid, reunião de arranque onde foram definidas as atividades e o planeamento do projeto para decorrer nos próximos 3 anos.
O Consórcio integra doze entidades de 4 países, Portugal, Espanha, Itália, Roménia - com valências diferentes e complementares- três universidades europeias, dois institutos de formação profissional, duas associações empresariais, duas PME, duas instituições de investigação (um organismo público e uma ONG) e um museu. Para além do CEARTE são parceiros portugueses no projeto a Academia Ibérica da Máscara e o Brigantia - EcoParK, entidades de Bragança, com profundo conhecimento e intervenção na área.
O projeto vai investigar, valorizar, dar mais vida, relevo e valor económico às máscaras tradicionais, comuns a várias regiões da Europa e muito tradicionais em Portugal sobretudo na região Norte e Centro do país.
Inicia com um levantamento/investigação histórica e etnográfica sobre a máscara em cada um dos países, suporte para conceber e incentivar um percurso de aprendizagem reconhecido nos 4 países, assente nos diferentes processos de fabrico artesanal envolvidos na criação e produção das máscaras. Partindo da realidade que são cada vez menos os artesãos detentores dos saberes da produção de máscaras - saberes exigentes porque englobam conhecimentos de técnicas a diferentes níveis desde os metais, as madeiras, a cortiça, o papel mas também trajes e até instrumentos musicais - os dois centros de formação em artesanato envolvidos no projeto (o CEARTE em Portugal e o CEARCAL em Espanha) irão desenvolver um novo e especifico curso de formação que abarque todas estas competências práticas ligadas ao saber fazer artesanal , mas enriquecidas com as tecnologias de vanguarda como a CNC ou a impressão 3D.
Pretende-se que a formação tenha abordagem contemporânea que salvaguarde o conhecimento tradicional e o cruze com o uso de novas tecnologias. Será abordada de forma integral, com a perspetiva holística que se atribui a diversas atividades artísticas, educativas e turísticas respeitadoras dos valores associados às máscaras nas comunidades, de forma a preservá-las e mantê-las ao longo do tempo, mas como um produto de vanguarda.
Prevê-se que 70 formandos dos 4 países concluam a formação (a maioria on-line), participem na Aprendizagem em Mobilidade Internacional e posteriormente criem as suas empresas, já que a produção destes artigos gera uma atividade económica que participa nos processos de construção identitária e étnica das suas comunidades mas que oferece um grande potencial ao nível do turismo, do empreendedorismo e do desenvolvimento de projetos de marketing sustentável, até à economia circular e à preservação do património.
Para concluir o projeto serão realizadas duas exposições em Portugal e Itália, com as máscaras desenvolvidas na formação, enriquecidas com outras representativas dos principais centros produtores na Europa.
Facebook / Instagram / LinkedIn / YouTube
Projeto Co-Financiado pela União Europeia
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.