Adérito Teixeira é um artesão de máscaras e miniaturas dos caretos de Torre de Dona Chama.

Nos seus tempos livres, Adérito Teixeira entrega-se, com grande dedicação, à construção de máscaras e miniaturas dos caretos da festa de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama. Encontrando-se aposentado, ocupa os seus dias no apoio ao centro de dia da sua vila natal e ao trabalho das máscaras.
A grande motivação que o leva a produzir as máscaras é a manutenção da festa dos caretos. Produz as peças sem qualquer intuito ou interesse económico. O que lhe interessa mesmo é fazer a Torre ir para a frente, no que respeita às tradições. Considera que é uma pena deixar acabar esta tradição. Por isso, produz as máscaras para ajudar a mantê-la e motivar os jovens a participarem nela como caretos, nos vários rituais que constituem a festa, nos dias 25 e 26 de dezembro.
Como matérias-primas das máscaras usa o latão e o cabedal. Para as miniaturas, a esferovite, a cortiça, a chapa, a madeira e tecidos vários.
Estando aposentado, colabora com o centro de dia de Torre de Dona Chama, apoiando os seus utentes na execução de trabalhos e passa-tempos. Na parte da tarde do dia, dedica-se ao trabalho das máscaras. Confessa que gosta de ambas as tarefas - a dos utentes do centro de dia e a construção de máscaras.