Passar para o conteúdo principal
Casimiro Lavrador
Bemposta, Mogadouro (Bragança)

Casimiro Lavrador é um artesão da máscara, sobretudo, do Chocalheiro de Bemposta. Uma máscara muito elaborada, trabalhada em madeira e com muitos elementos simbólicos relacionados com os rituais da fertilidade.

Informação de contacto
935 083 698
"Um dia mais tarde, quero começar a fazer outras máscaras, assim que tiver tempo e material mais adequado. Ao observar a máscara do Chocalheiro, apanhei o gosto por este trabalho, que eu até tenho jeito para os pormenores".

Casimiro Lavrador, natural e residente em Bemposta do concelho de Mogadouro e distrito de Bragança. Basicamente, dedica-se a construir máscaras do Chocalheiro, o mascarado emblemático da sua terra e de todo o Nordeste Transmontano. Contudo, começou já a produzir máscaras de outras festas de inverno. A matéria-prima usada é o freixo e a nogueira. Também usa a amoreira e o buxo, contudo, estas árvores estão a desaparecer, o que constitui uma dificuldade para o artesão.

A ideia de trabalhar e fazer máscaras começou quando começou a participar em eventos da máscara como Chocalheiro de Bemposta. Era ele que , ao princípio, fazia todos os eventos. Agora, foi criada a associação MASCHOCALHEIRO, os sócios e dirigentes querem que se dê oportunidade a todos de participarem nesses eventos.